A injeção eletrônica é um sistema que tem como função alimentar e gerenciar eletronicamente um motor a combustão. Permite que o motor receba somente a quantidade necessária de combustível, proporcionando uma mistura estequiométrica (combustível e ar) mais eficaz em diversas faixas de rotação.
O sistema realiza a leitura de vários sensores espalhados pelo motor e depois examina as informações. Com base nestas e outras informações gravadas na central (memória), ele envia comandos para os diferentes atuadores que também compõem o motor.
Algumas dicas para manter o sistema de injeção eletrônica do seu carro sempre em dia:
- O consumo excessivo de combustível ou falta de potência do motor pode indicar deficiência no sistema.
- No painel da maioria dos veículos existe uma lâmpada de advertência (geralmente um pequeno motor em amarelo) que ao piscar ou permanecer acesa com o motor em funcionamento, indica alguma anomalia.
- A manutenção preventiva do sistema de injeção poderá corrigir a formação de carvão na câmara de combustão, evitando danos ao motor.
- Quando houver dificuldade para fazer o motor funcionar pela manhã ou ele falhar/engasgar, é provável que o sistema necessite de limpeza e/ou de manutenção.
- Faça manutenção preventiva do sistema a cada 30.000 km.
- Nunca deixe baixar completamente o nível do combustível. Como a bomba elétrica de gasolina fica dentro do tanque, é o próprio combustível que a resfria. Se ela esquenta muito, sua vida útil diminui. Além disso, com o tanque vazio todas as impurezas sobem para a injeção e podem entupir os bicos.
A luz da injeção eletrônica acendeu? Não se desespere. Traga seu veículo para a Delboni Centro Automotivo que faremos um diagnóstico computadorizado do sistema de injeção eletrônica.