O filtro anti-polén tem papel importante para a saúde do motorista e para auxiliar o funcionamento do ar condicionado do carro, o filtro de cabine, que também é conhecido como filtro anti-polén é bem semelhante ao filtro de ar do motor. Existe um modelo que, além de papel importante, utiliza também carvão ativado, que aumenta a capacidade de reter odores indesejáveis. Mesmo com a re-circulação desligada e com a captação de ar externa aberta, o filtro de cabine, especialmente o de carvão ativado, é suficiente para reter a maior parte do odor da fumaça de um caminhão desregulado que passe ao lado.
A durabilidade depende principalmente de onde o motorista circula. Se ele rodar sempre em vias urbanas com alto tráfego de caminhões, ou em estradas de terra, o filtro chega a se saturar em poucos meses. O Filtro quando entupido prejudica o funcionamento do ar condicionado do veículo, reduz significativamente o fluxo de ar para a cabine e permite a proliferação de bactérias e fungos causadores de maus odores e até doenças respiratórias.
Uma dica para perceber o mal funcionamento do filtro de cabine é ter atenção em certos odores que o motorista atribui a alguma sujeira que ficou impregnada no estofamento podem, na verdade, vir do filtro de cabine, se isto acontecer quando o carro for para a manutenção é aconselhável pedir para olhar o filtro de cabine.Outra dica também é ficar atento para o fluxo de ar nos difusores do painel, se o condutor do veículo está acostumado com um determinado tipo de vento na posição 2 do ventilador e de repente precisa passar para a 3 ou 4 para ter o mesmo efeito, é um indício de saturação.
Fabricantes recomendam trocar entre 3 a 6 meses, mas esse período pode ser menor dependendo da freqüência de utilização do ar condicionado automotivo ou ainda da necessidade de usar o ar condicionado em localidades onde existe um acúmulo maior de poluição e detritos.
Quando o filtro apresenta um excesso muito grande de sujeira ele começa a resistir ao fluxo de ar e permite a proliferação de fungos e bactérias que podem provocar doenças respiratórias. O primeiro sintoma, como já descrevemos acima, é a necessidade de aumentar a velocidade do ventilador para resfriar melhor, onde normalmente era usado uma velocidade menor para suprir a mesma necessidade. Outro sintoma é o mau cheiro no interior do veículo, que muitas vezes pode vir do filtro anti-pólen.O filtro anti-pólen quando no momento da troca também deve ser levado em consideração, o filtro quando novo tem coloração branca e quando saturado o sua cor é cinzenta. Caso ele apresente manchas verdes, é indício de fungos ou bactérias no sistema de ar condicionado. Uma higienização do sistema de ar condicionado é recomendável.